domingo, 24 de abril de 2011

Ah, Ferj!

Índice técnico mostra não ser justo



Critério adotado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro nos últimos anos, o índice técnico, na realidade soma dos pontos ganhos e gols marcados dividido pelo número de jogos, se mostra mais uma vez injusto e incoerente.

Justamente na rodada em que o Ceres assumiu a ponta do grupo B do Campeonato Estadual da Série B, com 33 pontos ganhos, o clube de Bangu foi ultrapassado pelo Quissamã, terceiro colocado na classificação, neste item. Mesmo com um ponto a mais e um jogo a menos, atualmente o Ceres tem 3,69 como índice técnico, enquanto a equipe do interior alcançou 3,76. Ou seja, mesmo tendo o terceiro melhor aproveitamento da competição, está atrás do sexto melhor colocado.

Em vez de a Ferj apenas dividir o número de pontos ganhos pelo número de jogos, a entidade coloca o número de gols marcados na conta também e prejudica aqueles clubes que não poderão entrar em campo para enfrentar, por exemplo, Mesquita, Itaperuna e Aperibeense, que estão sendo considerados perdedores pelo placar de 3 a 0.

1 comentários:

O que esperar de uma federação como essa? Eu prefiro sempre esperar pelo pior e em 1% das vezes ter uma surpresa agradável.

Postar um comentário