quinta-feira, 14 de abril de 2011

Justiça Desportiva mantém Guanabara na Segundona

Clube de Araruama está fora do Campeonato Estadual desde 2008


Até a crise, Guanabara fazia boas campanhas




Depois de ter sido rebaixado para o Campeonato Estadual da Série C por optar em não disputar a Segundona pelo terceiro ano consecutivo, o Guanabara obteve uma importante vitória jurídica. O clube de Araruama teve seu pedido de efeito suspensivo aprovado pelo Tribunal de Justiça Desportiva e  a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro já foi notificada.

A decisão já está publicada no site oficial da entidade. Com a medida, o Papão dos Lagos mantém assegurado seu direito de disputar a Segundona em 2012. O aurianil não disputa competições oficiais desde 2008. Na ocasião, após uma campanha irregular na etapa preliminar, avançou à segunda fase e terminou a disputa em 16° entre 26 equipes.

As dificuldades do clube começaram ainda em 2007, quando vencia o Bonsucesso por 2 a 1 em uma partida válida pela Segundona. Naquele momento a equipe ainda mantinha pretensões de acesso. O jogo foi interrompido quando o aurianil vencia por 3 a 0 e precisava de mais dois gols para seguir da competição. Na ocasião, o TJD entendeu que o Bonsucesso era responsável pela paralisação da partida, mas não deu continuidade ao confronto, que foi remarcado e jogado sem levar em conta o placar parcial da partida anterior.

O Guanabara levou a melhor novamente: venceu por 2 a 1, mas foi eliminado da competição. O caso gerou descontentamento dos investidores do clube, principalmente do empresário Jan Wolff, pai do presidente Bruce Wolff e principal financiador da aventura.

A desilusão dez com que os investimentos despencassem na temporada seguinte e afastassem o clube das competições oficiais. No fim de 2010, um grupo de empresários assumiu a gestão do futebol do Guanabara, mas o fato de terem chegado às vésperas do início da competição tornou inviável a formação de uma logística de trabalho.

Precedente

A decisão da justiça desportiva abre precedente para que clubes como Fênix, Floresta, Miguel Couto e Profute, que ficaram fora desta edição, pleiteiem o mesmo tratamento e garantam permanência na Segundona em 2012.

0 comentários:

Postar um comentário