quinta-feira, 19 de maio de 2011

Clube de Goiás jogará a Série D representando outra UF

Adversário de Boavista e Sendas, Formosa é uma das novidades da edição 2011 

Não devem ter sido poucas as vezes que você imaginou seu time disputando o campeonato regional por outro estado. Que torcedor não imaginou seu clube enfrentando o Santos de Pelé ou o Flamengo de Zico ? Mesmo atualmente há quem gostaria de ver como seu time se sairia contra o Coritiba, que se mostrou imbatível no Paranaense, ou como seria um possível duelo contra o Flamengo de Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho. Pois bem, com bem menos glamour, isto acontece na região centro-este, onde o Formosa Esporte, de Formosa/GO, disputa o campeonato do Distrito Federal.

Terceiro colocado do Cangandão de 2011, atrás das potências locais, Brasiliense e Gama, o clube de Goiás disputará pela primeira vez uma competição nacional: a Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe do Planalto Central caiu no grupo A6 e terá pela frente os fluminenses Boavista e Sendas, além do Vila Nova/MG e do campeão capixaba, que sairá após a decisão entre São Matheus e Linhares.

Mas o que explica um time de uma unidade da federação jogar o campeonato de outra? No caso do Formosa, a justificativa está na distância. A cidade de Formosa tem 100 mil habitantes e está a 280 km de Goiânia, mas a apenas 78 de Brasília, o que reduz drasticamente as despesas de deslocamento para a disputa da competição.

Aliás, o Distrito Federal é pródigo em apadrinhar clubes de outros estados. O Unaí Esporte Clube, da mineira de Unaí, também é filiado à Federação Brasiliense de Futebol e disputa a segunda divisão do Campeonato Metropolitano.

Algo semelhante aconteceu na região sudeste com o Canto do Rio. O clube de Niterói, cidade do então estado do Rio de Janeiro, que abrigava os municípios do interior, jogava o Campeonato Carioca, que reunia apenas os clubes de Guanabara, atual município do Rio de Janeiro e capital do estado desde a unificação.

0 comentários:

Postar um comentário