quarta-feira, 8 de junho de 2011

Jogadores do Estácio ameaçam fazer greve


Salários estão atrasados há três meses; atletas dão ultimato à diretoria 


Em dificuldades, Estácio tem apresentado altos e baixos nesta Segundona


De volta ao futebol profissional nessa temporada após dois anos de recesso, o Estácio enfrenta sérias dificuldades neste Campeonato Estadual da Série B. Os atletas convivem com salários atrasados desde o início da competição e, há três meses sem receber, a situação parece insustentável. Neste início de semana os jogadores se reuniram para cobrar a diretoria e receberam a promessa de que a situação será regularizada até essa sexta-feira (10). Mas, como não é a primeira vez que a direção do clube faz promessas do tipo, os atletas ameaçam não entrar em campo no sábado para enfrentar o Teresópolis, fora de casa, em partida válida pela nona rodada.

Apesar de levar o nome da maior universidade da America Latina, o Estácio não está mais vinculado à instituição de ensino que em outras temporadas garantiu um orçamento invejável para as competições profissionais. A falta de recursos não afeta apenas as condições psicológicas do elenco, mas atrapalha o andamento da própria preparação. Ao longo de todo o campeonato, a equipe se concentrou apenas duas vezes para jogos fora de casa, ambas na primeira fase: na sétima rodada, quando venceu o Serra Macaense por 3 a 2, e na terceira rodada do returno, quando perdeu para o Itaperuna por 2 a 1. 

A rotina de salários incertos e longas viagens nos dias dos jogos teria sido responsável pela saída do técnico Júlio Marinho ainda na primeira fase. Embora não confirme a versão e alegue opção profissional, o treinador surpreendeu a todos ao deixar o clube na segunda rodada do returno, quando a equipe venceu o favorito Sendas por 2 a 0, no fim de março, na Ilha do Governador.

Júlio Marinho teria deixado o clube por conta dos problemas estruturais

Após aquele momento a equipe engatou uma sequência de resultados decepcionantes contra adversários então considerados mais fracos: a derrota fora de casa para o Itaperuna, além de uma goleada de 5 a 1 para o Angra, no Luso-Brasileiro. No entanto, com oito pontos conquistados nos cinco jogos seguintes, a equipe do técnico Fernando Santos garantiu passagem para a segunda fase no índice técnico. Mas nada melhorou.

A situação ficou mais delicada e a equipe começou a perder jogadores, como o atacante Gabriel Moscoso. Então artilheiro da equipe com quatro gols, o atleta deixou o clube e outros podem fazer o mesmo até o fim da semana e aprofundar a crise do time que, com apenas quatro pontos em sete rodadas, ocupa a 11ª e penúltima posição da corrida por um acesso que parece cada vez mais improvável.

0 comentários:

Postar um comentário