terça-feira, 14 de junho de 2011

Quarta-feira (15) começam as Eliminatórias da Copa 2014

Primeiros jogos serão válidos pela qualificação da Concacaf. No fim do mês, a disputa começa na Ásia


O GuiaFut já entrou no clima da Copa do Mundo de 2014 e a partir de hoje, você acompanhará tudo sobre a competição, já que a partir de amanhã começarão as disputas pelas vagas que faltam para o Mundial. A primeira confederação a rolar a bola pela fase qualificatória será a Concacaf, que cuida das Américas do Norte e Central. Ao todo serão 203 países brigando pelas 31 vagas restantes, já que o Brasil, por ser país-sede está garantido.



A partida que marca o início da Copa 2014 - mesmo que seja em sua fase qualificatória -, será entre Montserrat, uma das últimas colocadas no ranking da Fifa e Belize, que atualmente está na 171ª posição na listagem da entidade. A partida acontecerá no estádio Larry Gomes, na cidade de Malabar, em Trinidad e Tobago, já que por conta dos vulcões e furacões locais, Montserrat não possui um estádio adequado para o jogo. O duelo será válido pela fase inicial das Eliminatórias da Concacaf, que abrange as Américas do Norte e Central. Os sorteios dos jogos das demais eliminatórias acontecem dia 30 de julho, na Rio de Janeiro. Confira como será a disputa em cada continente.

África
Como a Mauritânia desistiu da disputa, os outros 52 países vão disputar as cinco vagas diretas para o Mundial. Destes, os 24 piores no Ranking da Fifa vão disputar a primeira fase, que começará em 2011, em jogos eliminatórios de ida e volta. Quem avançar vai para a fase de grupos. A Confederação Africana divulgará nos próximos dias as seleções da primeira fase e os confrontos serão sorteados em julho, no Rio. Na fase de grupos, 40 seleções serão divididas em 10 chaves e a campeã de cada, avança para o play-off final.

Ásia
Dos 46 países filiados, três estarão fora: Butão e Guam desistiram, enquanto Brunei está suspensa por problemas com a Fifa. Baseada na classificação das últimas Eliminatórias, as 16 piores seleções participarão da primeira fase, prevista para começar dia 29 de junho. Os vencedores se juntarão a outros 22 países na segunda fase eliminatória e em seguida, quem vencer, avança à Fase de Grupos. Já estã na fase de grupos: Japão, Coréia do Sul, Austrália, Coréia do Norte e Bahrein. Serão quatro vagas diretas e o quinto melhor país disputará a repescagem contra representantes da Conmebol, Concacaf e Oceania. O sorteio dos grupos será dia de 30 julho, no Rio de Janeiro.

Confrontos da Primeira Fase Asiática (29 de junho)
Malásia x Taipei (Jogo 1)
Bangladesh x Paquistão (Jogo 2)
Camboja x Laos (Jogo 3)
Sri Lanka x Filipinas (Jogo 4)
Afeganistão x Palestina (Jogo 5)
Vietnã x Macau (Jogo 6)
Nepal x Timor Leste (Jogo 7)
Mongólia x Mianmar (Jogo 8)

Confrontos da Segunda Fase Asiática (23 de julho)
Tailândia x Vencedor Jogo 5
Líbano x Vencedor Jogo 2
China x Vencedor Jogo 3
Turcomenistão x Indonésia
Kuwait x Vencedor Jogo 4
Omã x Vencedor Jogo 8
Arábia Saudita x Hong Kong
Irã x Maldivas
Síria x Tadjiquistão
Catar x Vencedor Jogo 6
Iraque x Iêmen
Cingapura x Vencedor Jogo 1
Uzbequiestão x Quirguistão
Emirados Árabes x Índia
Jordânia x Vencedor Jogo 7

Oceania
Onze seleções confirmaram presença. A primeira rodada da primeira fase acontecerá em setembro na Nova Caledônia, durante os Jogos do Pacífico. Com exceção da Nova Zelândia, as 10 seleções jogam esta etapa. As seleções de Kiribati e Tuvalu vão participar do torneio, mas como não são filiadas à Fifa, não concorrem às vagas do Mundial. A campeã, disputará a repescagem com outras seleções.

Primeira Fase da Oceania
1-Samoa Americana
2-Ilhas Cook
3-Fiji
4-Nova Caledônia
5-Papua Nova Guiné
6-Samoa
7-Ilhas Salomão
8-Tahiti
9-Tonga
10-Vanuatu

Américas do Norte e Central
Na primeira fase, as 10 piores seleções do ranking se enfrentam em jogos eliminatórios e ganham o direito de jogar a Primeira Fase de Grupos com outras 19 equipes já definidas. A campeã de cada grupo se classifica para a Fase Final de Grupos que já tem Estados Unidos, México, Honduras, Jamaica, Costa Rica e Cuba qualificadas, onde serão divididas em três grupos e os dois melhores de cada chave passam ao hexagonal final, onde as três primeiras seleções garantem vaga no Mundial e a quarta disputa a repescagem contra representantes de outros continentes, em sorteio que irá definir os confrontos.

Confrontos da Primeira Fase da Concacaf
Montserrat x Belize
Anguilha x República Dominicana
Ilhas Virgens Americanas x Ilhas Virgens Britânicas
Aruba x Santa Lucia
Bahamas x Ilhas Turcas e Caicos

Equipes da Segunda Fase
Pote 1: Panamá, Canadá, El Salvador, Granada, Trinidad e Tobago e Haiti
Pote 2: Antígua e Barbuda, Guiana, Suriname, São Cristovão e Neves, Guatemala e Dominica
Pote 3: Porto Rico, Barbados, Antilhas Holandesas, São Vicente e Granadinas, Ilhas Cayman e Nicarágua
Pote 4: Bermuda e as cinco equipes classificadas da segunda fase

América do Sul
Sem o Brasil, as demais nove seleções do continente se enfrentarão em turno e returno, no sistema de pontos corridos. Os quatro melhores avançarão de maneira direta ao Mundial e o quinto colocado disputa uma repescagem contra o quarto colocado da Concacaf. Das nove seleções, apenas a Venezuela nunca foi a uma Copa do Mundo.

Europa
Todos os 53 países irão participar das eliminatórias. As seleções europeias serão divididas em nove grupos e a competição começará em setembro de 2012, onde 13 seleções terão vagas no Mundial.

0 comentários:

Postar um comentário