sábado, 27 de agosto de 2011

Duque encerra turno com pior campanha da história da Série B


Tricolor da Baixada tem o pior desempenho desde a adoção da atual fórmula de disputa, em 2006

Derrotado por 2 a 0 pelo Boa Esporte nesta sexta-feira, no Estádio do Melão, em Varginha/MG, o Duque de Caxias terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B na última posição. Com apenas nove pontos em 19 partidas, quando obteve apenas uma vitória e seis empates, o Tricolor da Baixada atingiu duas marcas para serem esquecidas: perdeu a invencibilidade de três jogos sob o comando do técnico Paulo Campos e, de quebra, terminou a primeira metade da competição com a pior campanha da história desde a adoção da atual fórmula de disputa, de 20 clubes e turno e returno por pontos corridos, em 2006.

A situação do Duque de Caxias é mesmo dramática: a distância para o 16° colocado, o Vila Nova/GO, primeiro clube fora da zona de rebaixamento, é de impressionantes 14 pontos. E, mesmo que vença nas próximas duas rodadas, dificilmente deixará a lanterna porque o Salgueiro/PE, penúltimo colocado, tem 16 pontos. Ou seja: além de emplacar uma sequência de vitórias, o Tricolor da Baixada precisa também secar os rivais diretos da luta contra o rebaixamento.

Nos últimos anos, a média de pontos necessários para evitar o rebaixamento tem sido de 46 pontos. Assim, o Duque de Caxias precisará de nada menos que 36 pontos nos 19 jogos do returno: um aproveitamento de 63,15%, alcançado neste primeiro turno apenas pela líder Portuguesa de Desportos.
Para continuar a sonhar com a permanência na Série B, o Duque de Caxias precisaria vencer todos os 10 jogos que ainda fará em casa e ainda somar pelo menos mais seis pontos fora de seus domínios. Situação delicada para uma equipe que venceu apenas uma vez em quase vinte jogos.

Sina? 

Apontado por muitos como virtual rebaixado para a Série C, o Tricolor da Baixada pode deixar o Rio de Janeiro novamente sem representantes na Segundona. Isto porque Macaé e Madureira, representantes do estado na Terceirona, estão nas últimas posições do grupo C da competição e também lutam contra o rebaixamento.

O Duque de Caxias chegou à Série B em 2008, como quarto colocado da Série C que, na época, era a última divisão do futebol brasileiro. Sua melhor campanha desde então foi o oitavo lugar de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário