domingo, 4 de setembro de 2011

CBF corta dois clubes da Sul-americana de 2012

Segundo Confederação, Vasco e Santos estão fora da competição continental



Através de comunicado em seu site oficial, a Confederação Brasileira de Futebol informou que Santos e Vasco, já classificados para a Copa Libertadores da América, não participarão da Copa Sul-Americana de 2012.

Com isso, as oito vagas brasileiras da segunda competição mais importante do continente, que seriam dos clubes classificados entre o quinto e o 12° lugares, poderão classificar até mesmo o 14° colocado, se santistas e vascaínos estiverem entre os doze primeiros, o que deve acontecer.

O Santos foi campeão da Libertadores deste ano e o Vasco, campeão da Copa do Brasil.

A CBF só esqueceu que o Gigante da Colina pode sim participar da Copa Sul-Americana do ano que vem, pois a Conmebol destina uma vaga ao campeão do ano anterior e o clube carioca segue na briga pelo título de 2011.

Agora resta saber quando a Confederação Brasileira de Futebol permitirá que os clubes classificados à Libertadores possam disputar a Copa do Brasil. Com 27 Unidades de Federação, a fórmula mais viável é a que contempla dois representantes de cada UF, os 20 representantes da elite nacional e os quatro promovidos, totalizando 78 participantes.

Na primeira fase estaria um representante de cada UF, os quatro promovidos da Série B, os quatro rebaixados da Série A, além do 14º, do 15° e do 16° colocado na elite no ano anterior. Estes 38 clubes fariam jogos únicos, definidos por sorteio (confronto e mando de campo).

Os 19 classificados se juntariam na segunda fase aos oito restantes da Série A e aos outros 27 representantes de UF. Estes também fariam jogos únicos, definidos por sorteio (confronto e mando de campo).

Os cinco representantes do Brasil na Libertadores entrariam apenas na terceira fase, junto com os 27 classificados da fase anterior, novamente em jogos únicos, definidos por sorteio (confronto e mando de campo).

Os classificados avançariam às oitavas-de-final, a primeira com jogos de ida e volta. Na sequência, da mesma forma, quartas-de-final, semifinal e final.

Também já está na hora de o vice-campeão da Copa do Brasil conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana.

0 comentários:

Postar um comentário