sábado, 24 de dezembro de 2011

River Plate é vice-líder da Nacional B Argentina

Clube sonha com retorno à elite no ano em que o maior rival volta à Libertadores

Rebaixado para a Nacional B, a Segunda Divisão Argentina, na temporada passada, pelo menos o River Plate vai fazendo o dever de casa na competição. A uma rodada do fim do primeiro turno, que acaba dia 3 de janeiro, a equipe é vice-líder da competição, com 33 pontos, dois atrás do Instituto.

A situação, dramática para um clube que tem nada menos que 34 títulos argentinos, duas Libertadores e uma Supercopa Libertadores, se torna mais grave porque o Boca Júniors, maior rival, começa a sair de uma crise profunda e estará de volta à competição de clubes mais importante das Américas em 2012.

Na atual fórmula de disputa da Nacional B, as 20 equipes se enfrentam em turno e returno e as duas primeiras colocadas sobem para a primeira divisão. Terceiro e quarto colocados enfrentam o 17° e o 18° colocados da primeira divisão, numa repescagem. Quem vencer fica com a vaga na primeira divisão.

Outros três clubes tradicionais do futebol argentino estão na Nacional B: Rosário Central, Quilmes e Huracán, que ocupam, respectivamente, a terceira , a quarta e a décima posição.

Libertadores

Além do Boca Júniors, que volta a competição com a conquista do Torneio Clausura, a Argentina terá outros quatro representantes na Taça Libertadores da América de 2012. Em número de representantes, só perde para o Brasil, que terá seis.

O Velez Sársfield, campeão do Apertura, estará ao lado de Lanús e Godoy Cruz, melhores classificados na soma dos dois turnos. Além deles, também estará na competição o Arsenal de Sarandí, clube do presidente da Associação de Futebol Argentino, Júlio Grondona, melhor colocado da Sul-Americana entre os clubes não classificados para a Libertadores.

Grupos

Grupo 1:  Santos (BRA), Juan Aurich (PER), The Strongest e o vencedor do confronto entre Internacional (BRA) e Once Caldas (PER).

Grupo 2:  Olímpia (PAR), Emelec (EQU), Lanús (ARG) e vencedor do confronto entre Flamengo (BRA) e Real Potosí (BOL).

Grupo 3: Bolivar (BOL), Júnior Barranquilla (COL), Cobreloa (CHI) e vencedor do confronto entre Tigres (MEX) e Universidad Católica (MEX).

Grupo 4: Boca Júniors (ARG), Deportivo Zamora (VEN), Fluminense (BRA) e vencedor do confronto entre Arsenal de Sarandí (ARG) e Sport Huancayo (PER).

Grupo 5: Nacional (URU), Alianza Lima (PER), Vasco (BRA) e vencedor do confronto entre Libertad (PAR) e Nacional (EQU).

Grupo 6: Corinthians (BRA), Deportivo Tachira (VEN), Nacional (PAR) e Cruz Azul (MEX).

Grupo 7: Velez Sársfield (ARG), Deportivo Quito (EQU), Defensor Sporting (URU) e Chivas Guadalajara (MEX).

Grupo 8: Universidad (CHI), Atlético Nacional (COL), Godoy Cruz (ARG) e vencedor do confronto entre Peñarol (URU) e Caracas (VEN).

0 comentários:

Postar um comentário