quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Geração perdida? Campeões Sub-20 pelo Tigres ainda buscam lugar ao sol

Quase três anos após a conquista, ninguém conseguiu destaque no cenário do futebol


Todo início de ano no futebol brasileiro começa com centenas de jovens jogadores tentando realizar o sonho de se tornar um craque de bola na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Vários clubes do país dão valor aos atletas das categorias de base, que nos times menores, se tornam a maior fonte de renda

Um clube exemplo em termos de valorização da base é o Tigres do Brasil, de Xerém, na Baixada Fluminense. A Fera da Baixada, como é conhecida conquistou o Carioca Sub-20 de 2009, quando disputou a elite do Rio pela primeira vez, e tinha tudo para revelar vários talentos para o futebol brasileiro.

Campeões em 2009 receberam poucas chances nos grandes clubes


Porém, quase três anos após a conquista, a realidade é completamente diferente. Todos os campeões naquela temporada já estouraram a idade de juniores e se profissionalizaram, mas sem sucesso. De todos os atletas, apenas um chegou a jogar profissionalmente em um grande clube, mas sem destaque, enquanto outro se aventura pelas divisões inferiores da Alemanha. O GuiaFut foi pesquisar onde estão os atletas que levaram o Tigres ao topo dos times nas categorias de base.

Na época, a conquista da taça acabou com uma hegemonia dos quatro grandes que perdurava desde 1987, quando o Bangu faturou o torneio. Porém, o que tinha tudo para ser o início de uma geração vencedora, não se desenhou.

De todo o elenco, o único que deixou o Brasil foi o meia Bruninho, que em 2010 rodou por Vasco e Madureira, e atualmente está defendendo as cores do TSV Rain, que disputa a Liga Regional da Bavária, uma espécie de sub-divisão da Série D da Alemanha. Em contato com o GuiaFut, o jogador falou sobre a escolha na carreira, onde saiu da elite do Rio e foi para um time desconhecido da Europa.

Bruninho em ação pelo Tigres, durante o Estadual Sub-20 de 2009

"Penso que jogar aqui é um trampolim na carreira e assim posso ir para um grande clube alemão. Sair do Brasil para um time de ponta na Europa é muito complicado. Jogando aqui desde o início, posso me adaptar ao futebol local e desenvolver melhor a carreira", afirmou o jogador que também falou das dificuldades. "Muitos jogadores daquele grupo não tiveram oportunidades e isso atrasou a carreira, faltou alguém forte para ajudar", finalizou.

Hoje na Alemanha, Bruninho na falta de oportunidades

Outros cinco jogadores conseguiram contratos com grandes clubes como Vasco e Botafogo, mas não tiveram sucesso. O Cruzmaltino contratou o trio de zaga titular, formado por Genílson, Matheus Avelar e Jomar. O primeiro estourou a idade e não foi aproveitado pela equipe, sendo emprestado ao Duque de Caxias, onde terminou o ano de 2011defendendo o time B do Tricolor da Baixada na Copa Rio.

Já Matheus, continuou no Vasco, mas assim como Genílson, ainda não teve chances no time principal. Enquanto isso, Jomar está entre os profissionais e foi o único a defender o clube em alguns jogos no Brasileirão 2011, quando o Vasco botou o time reserva em campo, devido à final da Copa do Brasil.

Pelo Botafogo, passaram o lateral Magno e o meia-atacante Marcelinho. Ambos defenderam o Glorioso no Brasileiro Sub-23 de 2010, mas não tiveram bom aproveitamento, assim como todo o time. No início deste ano, logo após a Copa São Paulo, foram dispensados por deficiência técnica e acabaram retornando ao Tigres, onde disputaram a Série B e em seguida, foram para o Duque de Caxias disputar a Copa Rio.

Outros jogadores também acabaram indo disputar a Copa Rio pelo Duque, casos dos defensores Pedrinho e Fabinho e dos meio-campistas Marquinho, Tiago Vasconcellos e Jefinho. O segundo e o último foram os únicos mantidos no Duque para a disputa do Campeonato Carioca de 2012. Quem também deve disputar o Estadual são os zagueiros Wesckley, que defende o Bangu e Ronaldo, do Boavista. Outros, perderam a chance de disputar a competição, uma vez que foram dispensados de Volta Redonda e Boavista, casos de Tiago Barreiros e Nicarágua. Já o meia Giovanni, deve renovar seu contrato com o Audax Rio, na Segundona Carioca.

O zagueiro Wesckley acompanha o discurso de Bruninho e fala em falta de oportunidade. "Os times daqui não olharam bem e os jogadores ficaram sem chances de mostrar o seu futebol de verdade", afirmou o atleta, que deve sair do Bangu no primeiro semestre.

Na marcação do rival, Wesckley defendeu o extinto Estácio de Sá em 2011

Já o zagueiro Blanco e o atacante Uellington Henrique não foram aproveitados no Tigres e em 2011, e defenderam as categorias de base do Búzios, na Série C e do Rio Branco, de Campos, na Segundona, respectivamente. Quem também girou o Brasil foi o atacante Joaelton, que jogou por clubes do Nordeste e no ano passado defendeu Taubaté-SP.

Outros jogadores também tentaram a carreira em outros times e rodaram no ano passado. O atacante Alex atuou pelo Mogi das Cruzes, em São Paulo, enquanto o meia-atacante Kléber passou pelo Vitória-ES. O goleiro Jean teve um pouco mais de sorte e chegou a passar um tempo treinando no time principal do São Caetano, após defender o Azulão em uma Copa São Paulo.

No Tigres, poucos atletas ainda possuem contratos, casos do goleiro Hugo, do lateral Augusto, do zagueiro Fernando e do atacante João Manoel. Destes, Hugo e João Manoel foram os mais utilizados na Segundona 2011 e devem permanecer para a disputa da Segundona em 2012.

4 comentários:

O lance é todo mundo voltar pro Tigres, botar esse time entre os quatro qualificados no lugar de um dos grandes e manda ver. haha

Só por informação, o zagueiro Matheus Avelar hoje é reserva da equipe do America, após um período em que passou pelo Salgueiro-PE (emprestado pelo Vasco).

Essa atacante João Manoel Merece ser visto Com mais carinho. É um atacante Perfeito ainda ñ descoberto !

po o america do rio ou o america de pernambuco?
ambos estão em situação horrorosa, e esse jovem é reserva desses times.
poxa não dá pra culpar também todo mundo né?
talvez o grupo fosse muito bom, mas individualmente eles não fossem lá essas coisas.

Postar um comentário