sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Guia Especial da Segundona - Grupo B



Dez clubes se enfrentam em busca do sonho do acesso à elite 


  • America, Angra, Audax, Cabofriense, Goytacaz, Imperial, Juventus, Portuguesa, Sampaio Corrêa e São João da Barra

America (Antônio Carlos Roy)








A temporada de 2011 foi para ser esquecida no America. O tradicional clube da capital amargou mais um rebaixamento para a Segundona do Carioca e, para piorar, fez uma péssima campanha na Copa Rio, sendo eliminado ainda na segunda fase da competição, apesar de um alto investimento, quando apostou em jogadores experientes. Para tentar retornar à elite, o clube trouxe um especialista em acessos: Antônio Carlos Roy, que já conseguiu promoções com Madureira, Cabofriense, entre outros, seja com torneios estaduais ou nacionais.

Do elenco da Copa Rio do ano passado, foram mantidos alguns jogadores, como o atacante Jean, revelado no Flamengo e com passagens por diversos grandes clubes como Cruzeiro, Vasco, Fluminense e Corinthians. O também atacante Bruno Andrade, ex-Goytacaz renovou, assim como alguns atletas jovens, como os velozes Neílson e Deivison, e o lateral Formiga.

Com relação aos novos contratados, alguns nomes são bastantes conhecidos no futebol do Rio de Janeiro, como o experiente Lugão, vice-campeão carioca de 2005 pelo Volta Redonda, e que estava perto de retornar ao seu ex-clube, mas acabou dispensado do Voltaço pelo telefone. O Mecão também trouxe três campeões da Segundona em 2011 pelo Bonsucesso: o zagueiro Jordan, o lateral-esquerdo George e o atacante Rafael Rebelo. Vice-campeão pelo Friburguense na mesma competição, veio o zagueiro Roberto Júnior.

Emprestados pelos considerados grandes do Estado, vieram os volantes Felipe Lima (Botafogo) e Antônio (Flamengo). Com passagens pelo America, foram recontratados o zagueiro Márcio Cleick e o volante Osmar. Os demais reforços vieram de diversas partes: os laterais Felipinho (Campinense/PB), Daniel (Joinville/SC) e Rêmulo (Novo Hamburgo/RS), os meio-campistas Thiago Keller (Vitória/ES) e Léo Marques (Resende), além do atacante Jô (Madureira).

  • Primeiros compromissos: (4/2) America x Juventus e (8/2) Sampaio Corrêa x America.


Angra (Júlio Marinho)







 
O Tubarão da Costa Verde foi outra boa surpresa da última temporada. Ultimamente acostumado a brigar na parte de baixo da tabela e rotineiramente suspenso por dívidas, o Angra dos Reis teve seu futebol terceirizado pelo grupo GP Soccer e conseguiu boa campanha em 2011, chegando à fase final da Segundona. Para o novo ano, o clube trouxe o experiente Júlio Marinho, que dirigiu o Boavista na Copa Rio e acumula passagens por diversos clubes do estado.

Os empresários que assumiram o controle do Angra não podem reclamar do investimento que fizeram. Ao todo, três jogadores foram negociados para clubes da Primeira Divisão de Portugal, como os atacantes Pará e Marquinhos Júnior, e o goleiro Marcelo Valverde, que começou a carreira no Flamengo.

Em relação a jogadores, alguns foram mantidos da equipe de 2011, como o lateral-direito Rodrigo Fernandes, que passou pela Seleção Brasileira Sub-20 e começou no Botafogo, o zagueiro Ronaldo, o atacante Elias e os meio-campistas Edson Galvão, ex-Figueirense, Chiquinho e Thomaz.

Dois atletas com bagagem no futebol, revelados pelo Vasco e com passagens por seleções de base devem guiar o jovem time angrense na competição. Para o meio veio Maricá, integrante da geração de 1990 do Vasco, que conquistou títulos estaduais, nacionais e continentais. Outro nome do time é o veterano Luiz Cláudio, que também atuou por Botafogo e Internacional. Também foram contratados o lateral Willian Saroa (Gama) e o zagueiro Danilo (Real Noroeste/ES).

  • Primeiros compromissos: (4/2) Angra x São João da Barra e (8/2) Juventus x Angra.


Audax (Maurício Barbieri)








Um leão nas categorias de base, e atual tri-campeão da Segundona do Carioca na categoria de juniores, o Audax espera, enfim, conseguir o acesso à elite do Rio de Janeiro. Desde 2009, a equipe vem batendo na trave e sempre perdendo o fôlego na reta final. Como sempre, o time começa com uma espinha dorsal definida e o técnico escolhido desde o ano anterior: Maurício Barbieri, que comandou o time na Copa Rio.

Líder do time nas últimas temporadas, o veterano Léo Inácio, com passagem pelos quatro grandes do Rio e futebol gaúcho continua como capitão e o jogador de criação. O atleta terá a missão de municiar o atacante Castro, artilheiro do time no ano passado e que não terá seu parceiro, Leandrão, negociado com o Nova Iguaçu. Agora, terá a companhia de Juninho (Flamengo) e Miriani, que veio da filial do clube em São Paulo. Ainda da versão paulista do Audax, vieram os meias Wellington e Casoti.

Dessa vez, a lista de reforços veio com menos nomes, mas com jogadores conhecidos nas categorias de base da Seleção Brasileira. Ex-Internacional e titular do Brasil no Pan de 2007, o zagueiro Rafael Foster será o xerifão da defesa, que também terá como reforços Marquinhos, revelado no Internacional, e Rodrigo, titular do Quissamã em 2011. O meia Nélio, ex-Seleção Sub-20 e Flamengo também foi contratado, assim como o volante André Norat, ex-CFZ. Completam o elenco, os meias Silvano e Ricardinho, remanescentes de 2011 e o volante Arnon, emprestado pelo Corinthians.

  • Primeiros compromissos: (4/2) Audax x Sampaio Corrêa e (8/2) Cabofriense x Audax.


Cabofriense (Cleimar Rocha)








Rebaixada em 2011, a Cabofriense começou a definir o elenco ainda na disputa da Copa Rio, mas a saída prematura de Mário Marques para assumir um cargo no Bangu, deixou o clube à deriva até o final da temporada, quando confirmou como treinador Cleimar Rocha, que vinha do Olaria, após levar o time da Rua Bariri às semifinais da Taça Rio, mas acabou eliminado ainda na primeira fase da Copa Rio.

Do time que fora rebaixado no Campeonato Carioca da Série A, o goleiro Flávio, o meia Diego Salles e o atacante Alexandre Calango foram os únicos remanescentes, já que Allan acabou sendo emprestado ao Olaria. Das categorias de base do Tricolor Praiano, vem a dupla de atacantes, formada por Epifânio e Washington. Ainda na montagem do grupo, foi firmada uma parceria com o Nova Iguaçu, que cedeu o volante Gutierre, os atacante Trote e Vinícius, o lateral-esquerdo Jorge Maicon e o meia Thiaguinho.

Ídolos da Cabofriense também acertaram seu retorno ao time para a Segundona de 2012: o veterano meia Têti, com passagens por Vasco e Botafogo e o não menos experiente Marcelo Cardoso, volante, que esteve presente no título da Segundona de 2010, pelo time cabofriense. A experiência será uma boa arma da equipe da Região dos Lagos, que também trouxe o veterano atacante Edilvado, ex-Botafogo e America, e o lateral/meia Flávio Medina, ex-Americano.

O único reforço oriundo de outro Estado é o meio-campista Glauber, que defendia o Ceilândia/DF. Completam a lista de reforços o meia Alex Faria, vice-campeão da Segundona pelo Friburguense ano passado, o atacante Miguel, revelado no Vasco. Ainda para o meio, vieram Tiago Ramos (Audax), Maxsuell (Rio Branco/RJ) e Tic (CFZ). Fecham as contratações o lateral-direito Matheus (Rio Branco) e o zagueiro Alan Kardek, que na última temporada defendeu o America, na Copa Rio e no Campeonato Carioca.

  • Primeiros compromissos: (4/2) Goytacaz x Cabofriense e (8/2) Cabofriense x Audax.


Goytacaz (Branco)








Após um período negro com o rebaixamento para a Série C do Campeonato Carioca, o Goytacaz se reestruturou, faturou a Terceirona em 2011 e promete, em 2012, voltar a brilhar e lutar mais uma vez pelo tão sonhado acesso à elite do Rio. O Alvianil da Rua do Gás manteve boa parte do elenco campeão no ano passado, incluindo o treinador Branco, que chegou a negociar com outros clubes.

Entre o título do ano passado e o início da preparação para a Segundona de 2012, o Goyta passou por uma instabilidade política e teve quatro presidentes. José Luiz Dutra renunciou e seu vice, Marcelo Ramalho, que assumiu, também fez o mesmo dias depois. E depois de rodar sob o comando do Conselho Deliberativo, os sócios elegeram Jomar Garcia para o comando.

O novo presidente não perdeu tempo e tratou de renovar com boa parte do time para tentar fazer uma boa campanha. Os zagueiros André e Kléber, o lateral Alex Pavoni, o meia Paulinho e o atacante Julymar são os principais nomes mantidos. Outro que renovou foi o lateral-direito Douglas Sgalbieri, que chegou a se apresentar no Artsul, de Nova Iguaçu, mas logo em seguida pegou o caminho de Campos dos Goytacazes.

Principal revelação do futebol campista nas últimas temporadas, o jovem Wandinho quer se redimir do ano que passou. Emprestado ao Americano para o Campeonato Carioca, o jogador não fora aproveitado e como voltou ao Goytacaz com as inscrições da Terceirona encerradas, acabou defendendo o time de Juniores, onde foi vice-campeão estadual.

Quem também volta é o atacante Léo Santos, que defendeu o time em outras oportunidades e depois rodou até parar no Serra Macaense. Também foram feitas aquisições em outros setores, como para o gol, onde Espíndula, ex-Audax e destaque do Quissamã em 2010, foi contratado. A lista de reforços contará ainda com Flávio Mineiro (Jorge Willsterman/BOL) e Jessé, ex-Americano e que estava atuando por times do Nordeste do Brasil. Para o meio, veio Dejar, revelado no Americano e Índio, jogador que também jogou no time Alvinegro e terá sua terceira passagem pelo Goytacaz.

Completam  a lista de reforços, o volante Joel e o meia Maxwell, do São João da Barra, os zagueiros Raphael Vaz (Americano) e Rony (Macaé), o atacante Carlos Renato (Sampaio Corrêa/MA), e o lateral-direito Rossales, que estava no futebol paulista.

  • Primeiros compromissos: (4/2) Goytacaz x Cabofriense e (8/2) Cabofriense x Audax.

Imperial (Gilson Maciel)








O mais novo clube do futebol carioca entra direto na Segundona, já que comprou os direitos e a licença do Estácio, clube criado há sete anos. A partir de agora, a agremiação ficará sediada em Petrópolis e mandará jogos no Osório Júnior. Toda a comissão técnica e os gestores do Imperial pertencem ao Movimento Esportivo de Petrópolis, que no ano passado, dirigia o futebol do tradicional Serrano, atualmente na Série C do Rio.

Para iniciar este novo time, o clube investiu pesado e foi o primeiro a começar os treinamentos para a Segundona, no final de outubro, quando anunciou a contratação de Gilson Maciel, antigo treinador do Serrano. Da equipe petropolitana vieram muitos jogadores, quase todo o elenco, com destaques para os meio-campistas Brunão e Maycon, e o lateral-esquerdo Diogo.

Em 2011, como Estácio, o Imperial chegou à segunda fase da Série B e contou com alguns jogadores que após a Segundona, acabaram se transferindo para outros clubes, mas para 2012, acertaram com o time. O nome mais festejado pelos dirigentes foi o do atacante Gilmar Bala, que ficou por três meses no Botafogo e chegou a marcar um gol pelo Glorioso em um jogo-treino. Outro reforço é o lateral Gabriel, que disputou a Copa Rio pelo Boavista. O meia Moscoso e o volante Yuri, também chegaram do Estácio, após disputarem a Copa Rio por Boavista e America, respectivamente.

Com a experiência de já ter disputado o Campeonato Carioca da Série A pelo Olaria, o zagueiro Elton Baía promete ser o xerifão do jovem time do Imperial, que também trouxe os atacantes Dudu (América de Três Rios), Lino (Artsul) e Fidélis (ADI), e o meia-atacante Deivison, que vem do futebol gaúcho.

  • Primeiros compromissos: (4/2) Imperial x Portuguesa e (8/2) São João da Barra x Imperial.


Juventus (Rubens Filho)








O ano de 2011 foi inesquecível para o time do Juventus, que acabou com o surpreendente vice-campeonato da Terceirona, conseguindo assim, o acesso à Série B. O investimento do clube foi alto, e jogadores com passagens pelos grandes do Rio de Janeiro foram contratados. Para o comando, veio Rubens Filho, experiente treinador, que no ano passado salvou o Rio Branco, de Campos, do rebaixamento na Segundona.

Com o sucesso do time no ano passado, alguns jogadores acabaram saindo, mas os principais destaques continuaram. O craque do time, o atacante Diego Raçudo renovou, assim como Rafael, eleito o melhor zagueiro da Terceirona em 2011. Completam a lista de remanescentes o goleiro Flávio, o atacante Marcelo e o volante David.

O clube também apostou em jogadores com passagens por clubes grandes, como os atacantes Ruan e Gláucio, revelados pelo Botafogo, sendo que o segundo, chegou a marcar pelo time principal do Glorioso. Para a defesa, veio Edmar, do Ceará e Júnior (Futebol Sergipano), que atuou pelo Bangu no Rio de Janeiro. Fecham os reforços, o atacante Fabiano Lopes (Bangu) e o meia Julinho, revelado no Friburguense, e que atuava pelo Mirandela, da Espanha.

  • Primeiros compromissos: (4/2) America x Juventus e (8/2) Juventus x Angra.

Portuguesa (Edson Souza)








Um dos times que se reformulou durante a Segundona do ano passado e foi de candidata ao rebaixamento, a um dos clubes que passou para a fase final, a Portuguesa espera começar a competição deste ano com o pé direito. O técnico Edson Souza, que dirigiu o time em alguns jogos no ano passado retornou e alguns jogadores foram mantidos na Zebra da Ilha do Governador.

Acostumada a sempre apostar em atletas revelados no clube, neste ano, pelo menos no início, haverá muitos jogadores contratados de outros clubes e nem muitos do ano passado continuaram. Os que permaneceram foram só jogadores de defesa, como o zagueiro Cauê, o volante Haroldo e os laterais Andesron Kunzel e Léo Mattos. O volante Digão, que foi emprestado ao Audax, e o zagueiro André, que estava no Operário/PR, também estão de volta.

No meio, o experiente Márcio Gomes, ex-Botafogo, voltará aos gramados após ficar um ano inativo, devido a uma lesão. Não menos experiente em Segunda Divisão, na zaga, a presença será de Cavalo, ex-Mesquita e Taércio, que vem do futebol mineiro. O Botafogo emprestou duas revelações ao time: o meia Natan e o atacante Tiago Brito, e do Fluminense, veio o goleiro Luciano.

Os reforços não param por aí, e no ataque, vieram Apolo (Serra Macaense), Itaguaí (São Cristovão) e Sérgio Júnior, que tem passagem pelo próprio time e estava atuando no futebol de Goiás. Completam a lista, os meias Felipe (Queimados), Anderson (Artsul) e Diogo (América de Teófilo Otoni/MG).

  • Primeiros compromissos: (4/2) Imperial x Portuguesa e (8/2) Portuguesa x Goytacaz.

Sampaio Corrêa (Marcelo Carioca)








Após uma temporada de 2011 em que deixou a desejar, o Sampaio Corrêa promete vir forte para a Segundona de 2012. Com o time treinando há dois meses e planejamento, a equipe ainda terá um importante aliado neste ano. O Estádio Lourival Gomes de Almeida enfim ficou pronto e poderá receber torcedores para os jogos do Galo da Serra. Para completar, o clube ainda recebeu três mil cadeiras do antigo Maracanã, que serão colocadas nas arquibancadas.

Dentro das quatro linhas, o Sampaio será comandado por Marcelo Carioca, treinador sensação do ano passado, que por pouco, não levou o Quissamã à Série A. Parte da comissão técnica do Quissamã também chegou ao clube. Também do Alvianil do Norte, vieram o meio-campo Cássio, e os atacantes Wallace e Adão. O time também trouxe de volta vários jogadores que já tem passam pelo Sampaio Corrêa: o zagueiro Léo Fumaça (Madureira), os volantes Wendell (Americano) e Adriano (Vitória/ES), os goleiros Anísio (Bangu) e Bruno (Bahia), e o zagueiro Everton Senna (São Mateus/ES).

Do time do ano passado, ficaram poucos jogadores, como o atacante Leandro Melino e o também atacante Rômulo, maior artilheiro da história do Sampaio Corrêa. Do Teresópolis, vieram os meias William e Vítor Faísca. O também meia Nado havia acertado com o clube, mas mesmo com compromisso firmado, abandonou o time de Saquarema e foi para o São João da Barra. Completam a lista de reforços os laterais Everton Rizzato (Cabofriense) e Vitinho (Bonsucesso), o meio-campista Rodrigo (Ribeirão, de Portugal) e o atacante Cafezinho (Rio Branco/RJ).

Durante a pré-temporada, o clube arrancou bons resultados, como duas vitórias contra o Americano e empates diante de Macaé e Bangu. Em nove testes, apenas uma derrota, para o Fluminense, em Maricá.

  • Primeiros compromissos: (4/2) Audax x Sampaio Corrêa e (8/2) Sampaio Corrêa x America.

São João da Barra (Manoel Neto)








Ainda sem ter digerido a eliminação da Segundona de 2011 pelo índice técnico, o São João da Barra promete mais uma vez dar trabalho. Após travar uma batalha na justiça para tentar disputar a fase final da competição na última temporada, o time sanjoanense manteve poucos jogadores para a Copa Rio e reformulou completamente o seu elenco com um alto investimento no comando técnico, uma vez que Manoel Neto, campeão da Segundona em 2011 pelo Bonsucesso foi contratado após muita negociação.

Principal jogador do clube desde sua fundação em 2010, o veterano Rodinelli, revelado no Americano e com passagem pelo Cruzeiro promete, mais uma vez, guiar o time na competição seu tradicional chute de pé esquerdo. O lateral-direito Sassá, o atacante Baiano, o zagueiro Carlos Bião e os meias Rafael Coréia e Kaíque são outros remanescentes do ano que passou.

No gol, para o lugar de Gláucio, titular nas últimas temporadas, veio o veterano Braz, com passagem histórica pelo Americano e que estava parado há pouco mais de um ano. O também veterano Wellington Jacaré, com passagem por times campistas e Vasco foi contratado. Já na defesa, o zagueiro Ruan acertou seu retorno após um ano fora, quando conquistou a Terceirona de 2010 pelo time.

Ainda de times do Rio de Janeiro, vieram o meio-campo Júnior (Cardoso Moreira) e o zagueiro Alex Ventura, campeão da Segundona pelo Bonsucesso. Do Teresópolis, após uma batalha com o Sampaio Corrêa/RJ pelos direitos o jogador, veio o meia-atacante Nardo. Completam a lista de contratações, o meia Gugu e o lateral Wallace, ex-Vitória/ES, e o lateral Jonathan, com passagem pelo tradicional Santa Cruz.

  • Primeiros compromissos: (4/2) Angra x São João da Barra e (8/2) São João da Barra x Imperial.

0 comentários:

Postar um comentário