sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Guia Especial da Segundona - Grupo A

Onze clubes se enfrentam em busca do sonho do acesso à elite


  • Artsul, Barra Mansa, Carapebus, Ceres, Mesquita, Quissamã, Rio Branco, São Cristóvão, Serra Macaense, Teresópolis e Tigres.

Artsul (João Francisco)








O Tricolor da Dutra tentará em 2012 repetir a boa campanha dos anos de 2009 e 2010, quando alcançou a fase final da Segundona. No ano passado, a equipe de Austin só não foi rebaixada devido aos abandonos de Itaperuna, Aperibeense e Cardoso Moreira. Para tentar reverter o quadro, o técnico João Francisco foi contratado ainda em novembro para reformular o grupo.

A reformulação no elenco foi gigante e praticamente nenhum jogador de 2011 foi mantido. Das categorias de base, foram promovidos os volantes Caio e Wladimir, o defensor Jonathan e o atacante Naldo. Durante os treinamentos, jogadores experientes como Célio Júnior, Eudes, Jordan, Haroldo e Crispim passaram pelo clube, mas não ficaram por diversos motivos.

Assim, o Artsul precisou contratar vários jogadores em todas as posições, e fez um investimento considerado alto para os padrões de um clube que sempre foi marcado por manter a base dos anos anteriores. Só do Arraial do Cabo, vieram o goleiro Rubinho, o zagueiro Bruno Pedra e os atacantes Marino e Diego Love. Campeões da Série C pelo Goytacaz, o volante Gustavo e o atacante Flávio foram as principais contratações.

Revelados por Fluminense e Botafogo, chegaram o goleiro Rafael e o atacante Renan Leite, respectivamente. O zagueiro Daniel, que começou a carreira no Vasco e já passou pelo Duque de Caxias também foi contratado, assim como os volantes Gustavo (Aperibeense) e Bruno Rocha (CFZ), o meias Leonardo (Nova Iguaçu), Paulo Roberto (Madureira), o lateral Fábio Sampaio e o volante Pedro, ambos da Portuguesa da Ilha e o goleiro Dida, que estava no futebol baiano.

Com as obras finalizadas no Estádio Nivaldo Pereira, o clube passará a receber a torcida para seus jogos, já que as vistorias obrigatórias foram realizadas e nada de errado foi encontrado.

  • Primeiros compromissos: (4/2) Barra Mansa x Artsul e  (11/2) Rio Branco x Artsul.


Barra Mansa (Luiz Fernando Irala)








O Leão do Sul surpreendeu em 2011, e mesmo recém chegado à Segundona, conseguiu disputar a fase final e arrancar pontos de times tradicionais como Friburguense e Bonsucesso. Neste ano, a instabilidade política prejudicou os trabalhos do técnico Luiz Fernando Irala, que dirigiu os juniores no ano passado, e poucas contratações foram feitas.

Para tentar diminuir o atraso nas contratações, o clube firmou uma parceria com o Volta Redonda, que cedeu quatro atletas profissionais não aproveitados no time principal do Tricolor de Aço. Chegaram do rival, o goleiro Welton, o zagueiro Cafter, o meia Audren e o atacante Artur.

A defesa do time também foi reforça com uma dupla bem experiente. O zagueiro Luan, titular do clube nas últimas temporadas teve sua renovação confirmada, e deverá ter como companheiro, Emerson, integrante do elenco do Fluminense campeão da Série C do Brasileiro de 1999. O goleiro Mota, ex-America e Fênix também foi contratado, assim como o volante Paulo Vitor (Friburguense), zagueiro Baiano e o volante Oliveira (Fênix). Ainda do time de 2011, ficaram o lateral-esquerdo Pará e o meia Frank.

  • Primeiros compromissos: (4/2) Barra Mansa x Artsul e (8/2) Serra Macaense x Barra Mansa.


Carapebus (Luciano Lamoglia)








O time sensação da Série C de 2011, quando conseguiu o acesso a Segundona sem pagar salários aos seus jogadores, o Carapebus manteve boa parte do elenco e ainda se reforçou em posições carentes no antigo elenco. O técnico Luciano Lamoglia continua no comando, já que a ida para o futebol da Indonésia não se concretizou e, agora, com apoio da prefeitura local e investidores, o time promete surpreender novamente.

A primeira contratação da temporada foi bastante comentada no clube, já que pela primeira vez, um atleta estrangeiro defenderá o Carapebus. O zagueiro paraguaio Sebar, que estava no Atlético de Itapemirim/ES, chegou com pompas. Outra aquisição que mexeu com o clube foi o lateral-direito Dênis, mas por outro motivo. O atleta chegou com currículo acusando títulos e passagens por grandes times, mas sua ficha na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mostra outro atleta mas, mesmo assim, continuou no clube.

Do elenco do ano passado, renovaram contrato os laterais Maiquinho e Alan, os meio-campistas Marcelinho, Dieguinho, Douglas e Pedro, o zagueiro Reminho, o atacante Jhow-Jhow e os goleiros Bambu e Thiago. O clube também buscou três jogadores no interior de Santa Catarina: o zagueiro Léo Brendo (Tubarão), o meio-campo Patrick Maicon (Atlético de Ibirama) e o lateral-direito Diego (Inter de Lages).

Outros três jogadores também chegaram para 2012 e devem brigar por uma vaga no time principal, como o zagueiro João Carlos, com passagem pelo Rio das Ostras e o meia Dirceu, revelado no Vasco da Gama. Completam a lista, o goleiro Guilherme, titular do Serra Macaense na Copa Rio de 2011 e o lateral-esquerdo Vaguinho, que fez parte do elenco do Friburguense no vice-campeonato do Frisão na Segundona do ano passado.

  • Primeiros compromissos: (4/2) Carapebus x Mesquita e (8/2) Tigres x Carapebus.


Ceres (Floraci Pereira)








Uma das surpresas da última Segundona, quando chegou à Fase Final e chegou a brigar pelas primeiras posições, perdendo a vaga na Copa Rio 2012 na última rodada, o Alviceleste de Bangu manteve quase todo o time que fez sucesso no ano passado, começando pelo técnico Floraci Pereira, comandante do time na segunda parte da Série B de 2011, substituindo Nelson Patola.

Entre os mantidos da temporada passada, está o veterano Douglas Silva, ex-Flamengo e Atlético Paranaense, porém, na última semana, o jogador foi defender o Bangu no Campeonato Carioca de Showbol, e não sabe se atuará na estreia do clube. Também experiente, o goleiro Léo Flores continua no time, assim como o volante Vítor Aragão. Outro destaque de 2011 e estará no time é o meia-atacante Cláudio Pagodinho, de volta após uma frustrada ida para o futebol goiano.

Com relação a reforços, o veterano atacante Flávio Barros, com passagem pelo Flamengo e que estava no futebol da Bolívia. Outras contratações foram o lateral-direito Sepetiba, ex-Botafogo e o atacante Bruno Barbosa, ex-Flamengo. O zagueiro Britto (CFZ), os meias Serginho e Marcinho, o zagueiro Alison e os atacante Léo Terra e Cláudio serão os demais integrantes do elenco, que também contará com diversos jogadores do time de juniores, e que foram promovidos.

  • Primeiros compromissos: (4/2) Ceres x Tigres e (8/2) Quissamã x Ceres.


Mesquita (Hermes Júnior)








Longe da elite do Campeonato Carioca desde 2009, quando foi rebaixado com uma péssima campanha, o Mesquita ainda não se recuperou da queda. Nas duas últimas temporadas brigou contra o rebaixamento até a última rodada, e conviveu diversas vezes com os problemas financeiros, que fizeram o time levar vários W.O. Em 2011, se não fosse uma manobra nos bastidores, o clube teria sido rebaixado, mas conseguiu contornar a crise financeira.

Para 2012, as confusões contiuaram nos bastidores do Alvinegro. O clube havia contratado Rubens Lopes - hoje no Juventus -, para o comando, mas sem comunicar ao treinador, o demitiu e trouxe Hermes Júnior, recém-aposentado e que jogou por anos no futebol de Portugal. Do time principal de 2011, quase ninguém ficou, e os jovens Matheus, Edson, Jeferson e Yan foram promovidos.

Os reforços foram poucos, como o meia Jefferson Telles, que vem do futebol amador da Baixada Fluminense, os goleiros Carlos Eduardo (Bangu) e Gustavo (Bonsucesso), o lateral-direito Lorran (America) e o zagueiro Allan (Heliópolis). O mais experiente do time será o meia William, com passagem pelo futebol carioca e que estava atuando no desconhecido Kabuscorp, de Angola, na África. Na defesa, o nome da vez é o de Rodrigo Fabiano, revelação do Botafogo e que já passou pelo Bangu.

  • Primeiros compromissos: (4/2) Carapebus x Mesquita e (8/2) Mesquita x São Cristóvão.

Quissamã (Paulo Henrique)








Em 2011, o Quissamã manteve uma rotina que perdurou nas temporadas de 2009 e 2010: estar perto do acesso à Série A, mas perder o fôlego na reta final e acabar morrendo na praia. Para tentar reverter o processo, o Alvianil do Norte trouxe de volta o técnico Paulo Henrique, comandante do time entre 2006 e 2010 e que no ano passado esteve defendendo o Audax Rio.

O treinador indicou a grande maioria dos reforços para o clube disputar a Segundona, e assim como fez com o Audax quando assumiu o time e levou diversos jogadores do Quissamã, o técnico trouxe seis reforços do seu ex-clube, mas alguns com passagem pelo Quissa, como o atacante Fabrício e o meio-campista Bruno Reis. Os outros reforços vindo do Laranja de São João de Meriti foram o lateral Fred, o zagueiro Edson, o atacante Jéferson e os meio-campistas Cleiton e Thiago Oliveira.

Do time da temporada de 2011, poucos ficaram para a disputa deste ano. O goleiro Geílson retornou após passagem meteórica por Atlético de Itapemirim/ES e Serra Macaense e o atacante Catitu, que disputou a última Copa Rio pelo São João da Barra. Dos juniores, apenas o jovem e veloz atacante Felipinho foi promovido.

O clube também apostou em atletas de clubes desconhecidos de Santa Catarina, como os atacantes Gima (Inter de Lages) e Rafael (Caçador). Do futebol de Roraima veio o lateral Índio (Real) e do futebol baiano, o defensor Wadson (Vitória). Outros três jogadores que venceram campeonatos em 2011 foram contratados, como o lateral Ederson e o zagueiro Raphael, do Goytacaz, e o meia Marcelinho, do Bonsucesso.

Outros integrantes do elenco vieram de clubes menores do Rio de Janeiro: o lateral Thiago Reis (Serra Macaense), o zagueiro Michel (Estácio de Sá), e os meio-campistas Dudu (Carapebus) e Cícero (Duque de Caxias).

  • Primeiros compromissos: (4/2) Rio Branco x Quissamã e (8/2) Quissamã x Ceres.


Rio Branco (José Carlos Amaral)
 







O Rosão de Guarus investiu pesado em 2011, mas como quase foi rebaixado, a diretoria acabou efetuando cortes no orçamento para 2012 e o clube contará com um time sem muitos reforços conhecidos, e não terá grandes surpresas no elenco. No comando técnico, chega José Carlos Amaral, que já treinou equipes em Taça Libertadores da América e acumula passagens por times de Minas Gerais e São Paulo.

Sem poder atuar no Calabouço, que passa por reformas, o Rio Branco mandará suas partidas no Godofredo Cruz, assim como no início de 2011, já que o Americano é o seu parceiro. O rivaldo do Parque Tamandaré cedeu, além do estádio, outros três jogadores revelados em suas categorias de base: o goleiro Élvis e os meias Bruninho e Wallace, que no ano passado, jogaram pelo time principal do Americano na Copa Rio.

O zagueiro Rodolfo César e o lateral-esquerdo Leléo, que sempre disputam a Segundona pela equipe, estão novamente contratados para a atual temporada, que também contará com o atacante Diuliano, outro integrande do time de 2011. Do vizinho São João da Barra, vem o volante Jhonny Pitbull. Outros dois jogadores, ex-São João da Barra também chegaram a treinar, como o atacante Baiano e o goleiro Gláucio, mas não ficaram.

Completam a lista de reforços da equipe Róseo-negra o lateral-direito Tubarão, ex-Duque de Caxias, os meias Amsterdan (Joaçaba/SC) e Jhon Lennon (São José/SP), além do zagueiro Bruno Henrique (José Bonifácio/SP).

  • Primeiros compromissos: (4/2) Rio Branco x Quissamã e (8/2) Teresópolis x Rio Branco.


São Cristovão (Danilo Leal)








Os Cadetes iniciaram a preparação falando da venda do Estádio da Rua Figueira de Melo e de um alto investimento, mas o negócio não saiu, e novamente, com um grupo sem grandes nomes, a expectativa inicial é evitar o rebaixamento, como aconteceu nas últimas temporadas. Para tentar evitar a queda para a Terceirona, a equipe conta com uma base caseira, acostumada aos ares da Rua Figueira de Melo.

Como sempre acontece, a principal atração está no gol, com o veterano Belot, que com quase 50 anos continua em atividade, ajudando o São Cri-Cri. O arqueiro é conhecido por ter sido o primeiro a levar um gol do baixinho Romário. Porém, a camisa 1 do São Cristovão, inicialmente será de Max, que está há anos no time principal. Ainda do time de 2011, ficam o lateral-direito Maicon e o zagueiro Roberto.

Jogadores com passagens por times da elite do Campeonato Carioca foram contratados para tentar dar experiência ao time, como o meia Thiago Abreu, ex-Duque de Caxias e que atuou pelo Angra em 2011, o meia Robertinho, cedido pelo Fluminense, o atacante Arthur (Americano) e o volante Assad (America). Artilheiro do Mesquita em 2011, o atacante Carlão será o homem-gol e terá no time, a companhia de André Damásio, também ex-Mesquita.

Após disputaram a Série C do Carioca de 2011 por outros times, chegaram o lateral-direito Angelo (Santa Cruz/RJ), o meia Diego (Rubro Social), o zagueiro Felipe (Campo Grande) e os volantes Guilherme (Serrano) e Floriano (Condor). Fecha as contratações o atacante Kleiton, do Ceres.

  • Primeiros compromissos: (4/2) São Cristóvão x Serra Macaense e (8/2) Mesquita x São Cristóvão.


Serra Macaense (Valdo)








Um dos últimos times a se reapresentar para a disputa da Segundona 2012, o Serra Macaense aproveitou boa parte do elenco que fez uma campanha considerada boa na Copa Rio do ano passado. Para o comando do time, Júlio Oliveira deu lugar a Valdo, que era diretor do clube e tem história na seleção brasileira e em grandes clubes, além de ter sido destaque no futebol francês e português.

No elenco, os dois artilheiros do time na Copa Rio, Rogério e Pimenta, pegaram rumo de clubes de Goiás e São Paulo, respectivamente. Houve algumas dispensas no grupo, como as dos goleiros Guilherme e Kadu, mas outros ficaram: o goleiro Lucas, os zagueiros Marins e Rodrigo, os laterais Daniel, Paulo Henrique e Tenente, os meio-campistas, Felipe Cabral, Tiago Pedra, Gaúcho, Índio, Willian e Dos Santos, além dos atacantes Anderson Manga, Wendell e Michel.

Os reforços também vieram em atacado, mas nenhum tem grande rodagem no futebol do Rio de Janeiro. Da reserva do Bonsucesso, veio o goleiro Anderson e do Cardoso Moreira, os zagueiros Thiago Thomaz e Gabriel. Os demais reforços vieram de outros estados e regiões: o zagueiro Batalha (Corinthians/RN), o meia Rodrigo Amorim (Sergipe) e os atacantes João Leandro e Wágner, que ano passado disputaram a Segunda Divisão do Campeonato Catarinense pelo Porto.

  • Primeiros compromissos: (4/2) São Cristóvão x Serra Macaense e (8/2) Serra Macaense x Barra Mansa.


Tigres (Manoel Miluir)








Sensação do Campeonato Carioca em 2009, quando conquistou a competição na categoria de juniores, o Tigres do Brasil voltou para a Segundona em 2010, fez uma campanha abaixo do esperado em 2011 e por pouco não ficou de fora em 2012. Com várias variações de aproveitamento nas últimas temporadas, a Fera da Baixada apostou nas categorias de base e fez poucas contratações.

No comando, o time de Xerém aposta no experiente Manoel Miluir, que já passou pelas categorias de base da Seleção Brasileira na década de 1990 e que nos últimos anos, consolidou a carreira com passagens por times do Nordeste, principalmente do Rio Grande do Norte. A preparação no Tigres começou depois da maioria dos outros adversários, já que o clube só definiu sua participação no final de 2011.

Para tentar surpreender, o clube contará com o retorno de dois jogadores que foram emprestados a outros clubes do Rio e foram campeões Sub-20 em 2009. Para a defesa retornou Ronaldo Luiz, após passagens por Duque de Caxias e Boavista, e no meio, veio Giovanni, depois de passar a Série D do Brasileiro e a Copa Rio pelo Audax. Os outros reforços vieram de outras partes do país. Do Sul, o atacante Rodrigo Ludovic, que estava no futebol gaúcho e do Nordeste, o goleiro Claudevan, que já trabalhou com Miluir Macedo no Potiguar, de Mossoró.

No elenco, ainda estão o goleiro Hugo, o atacante João Manoel, e os meio-campistas Augusto, Fernando, Daniel e Exdra, que já defendeu o clube na Segundona de 2011.

  • Primeiros compromissos: (4/2) Ceres x Tigres e (8/2) Tigres x Carapebus.


Teresópolis

Responsável pela maior polêmica dos últimos anos da Segundona, quando acabou entrando na fase final após uma briga entre Federação e São João da Barra, que foi parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o time serrano vive um 2012 ainda incerto. Como folgará na rodada inaugural, entrando em campo apenas na segunda, a equipe não inscreveu nenhum jogador e ainda não tem sua participação acertada.

O clube se reapresentou ainda no início de janeiro, com mais de 45 jogadores, onde a maioria era amadora e de cidades vizinhas como São José do Vale do Rio Preto, Petrópolis, Sumidouro, entre outras. Os atletas se dividiam em quatro times e eram observados por olheiros do clube, que ainda não havia definido seu treinador.

O único reforço acertado é o meia Andreverson, que já atuou pelo clube e estava jogando pelo futebol alemão, assim como o meia-atacante Rodrigo Leandro. Porém, na última semana, uma notícia de que o Estádio Antonio Savatonne havia sido vendido para dar lugar a um condomínio e o clube poderia encerrar suas atividades, surgiu. O GuiaFut tentou contato com o presidente do clube, Frederico Menezes, mas não obteve êxito.

  • Primeiros compromissos: (8/2) Teresópolis x Rio Branco e (11/2) Ceres x Teresópolis. 

1 comentários:

Parabéns pelo guia. A equipe do guiafut tem um excelente trabalho de pesquisa, que ajuda aos torcedores a acompanharem a segundona carioca.

Postar um comentário