sexta-feira, 9 de março de 2012

Guia da Série C do Carioca: confira o Grupo A

A chave contém Arturzinho, Barcelona, Barra da Tijuca,  Queimados, União de Marechal e Villa Rio



Arturzinho
O Centro de Futebol Arthurzinho, de Campo Grande, é uma das novidades da Terceirona de 2012. Pertencente ao treinador que empresta seu nome, o clube foi arrendado a dois empresários, que o refiliaram à Ferj para disputar pela primeira vez uma competição profissonal.

Comandado pelo técnico Gilberto Figueiredo, que veio do Duquecaxiense, o time treina desde dezembro em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e mandará seus jogos no Esporte Clube Guanabara, em Santa Cruz.

Com poucos recursos neste início de projeto, o clube montou um time jovem, sem jogadores conhecidos. O jogador mais experiente é o atacante Michel, de volta ao Brasil após uma passagem pelo futebol de Angola.

No entanto, o elenco ainda não está fechado para a competição. A comissão técnica encontra dificuldades para trazer jogadores para a defesa, e laterais e zagueiros devem ser anunciados nas próximas semanas.

Barcelona
Sem os jogadores badalados como o do xará espanhol, o time de Jacarepaguá tentará repetir em 2012, a boa campanha de 2010, quando esteve perto de se classificar para a fase final da Série C do Carioca, estando sob o comando de Flávio Annunziata. Neste ano, o time continua mudando de estádio, antes no Louzadão, as partidas agora serão realizadas no João Francisco, em Bangu, de propriedade do Ceres. O técnico será Celso, ex-atacante do América Mineiro e que ano passado disputou a Série C treinando o Santa Cruz.

Em semelhança com o homônimo, o clube tem um zagueiro chamado Puyol, mas as semelhanças param por aí. Do time de 2011, outros jogadores renovaram o contrato, casos do meia Léo, do lateral Weslly e do zagueiro Thalles. O Barça também apostou em jogadores que no ano passado disputaram a Série C de Juniores pelo Santa Cruz, como o atacante Jhon, e o trio Cássio, Silas e Hebert, além do meia Ricardo.

Com uma Série C no currículo, quando jogava pelo União de Marechal Hermes, o meia Jean William é outra aposta do time, que também conta com Gonzalez, meia que tem passagem pelo Japão, o lateral-direito Luciano (Estácio de Sá) e o atacante Vinícius (Bonsucesso).

Barra da Tijuca
Fundado há dois anos, o time fez bonito em 2011, quando teve sua primeira temporada como profissional. Ainda com nome de Yasmin, a equipe por pouco não se classificou para a fase semifinal, eliminada graças a uma combinação de resultados na última rodada, quando perdeu para o Goytacaz, em Campos.

Com nome, escudo e uniformes novos, o clube mandará jogos dessa vez no Eustáquio Marques, em Curicica, que será utilizado por diversos times nesta temporada, inclusive pelo Villa Rio, que também está no grupo A. A equipe será comandada por Lira, ex-jogador do Fluminense na década de 1990. Conforme fora dito pela diretoria do clube ao GuiaFut, logo após a eliminação no ano passado, mudanças aconteceram.

Apenas alguns jogadores tiveram seus contratos renovados e várias contratações foram feitas. Para o lugar de Deiverson, considerado um dos responsáveis pela eliminação, depois de fazer um pênalti infantil, vieram o jovem Diego, revelação do Nova Iguaçu e Douglas, que vem do Vilavelhense, do Espírito Santo. Para o lugar do lateral-direito Ranieri, emprestado ao Bonsucesso, veio Elisson, que na última temporada defendeu o Conquense, de Portugal.

Destaques do América de Três Rios no ano passado, o zagueiro Rafael Lima e o meia Andrew chegam para ser titulares na equipe. Na defesa, o companheiro de Rafael será o xerife André, vice-campeão da competição no ano passsado, quando defendia o Juventus. O clube também buscou jogadores na Segundona, como o meia Flávio e o volante Vanderson, de Artsul e Angra dos Reis, respectivamente.

Não aproveitados na Série A, os atacantes Marco Antonio (Bangu) e Rai (Volta Redonda), e o meia Léo Victor (Nova Iguaçu), foram cedidos ao Barra da Tijuca, que também trouxe os atacantes Evandro (Duquecaxiense), Mário Alexandre (Borusia Neukirchen) e Daniel (Marinho). Ficaram do elenco do ano passado, os laterais Layon e Ruran, o zagueiro Raphael, e os meio-campistas Ninho, Philipe, Jean Pierre e Victor.


Queimados
Mantendo praticamente todo o elenco que levou o time à segunda fase da Série C de 2011, o Queimados tentará igualar a marca da última temporada, e quem sabe, alçar voos mais altos na competição. Novamente, os jogos do clube acontecerão no Estádio Nivaldo Pereira, em Austin, na cidade de Nova Iguaçu. O campo pertence ao Artsul e está em fase final de ampliação.

Das renovações de contrato de 2011 para 2012, os que mais atuaram na última Terceirona foram os meias Bruno e Felipe Garinho, o goleiro Henrique, o lateral-direito Pop e os atacantes Marvin e Celso. O time ainda buscou reforços nas categorias de base de tradicionais clubes do Rio. Do America veio o atacante Renan Souza e da Portuguesa, o meia Targino.

Ainda com relação às contratações, para disputar a posição de goleiro com Henrique, veio Narcizo, do União Central. Na defesa, o clube buscou o zagueiro Léo (Nilópolis) e também do time veio o volante Roni. Completam a lista de contratações, os meio-campistas Jader (Duque de Caxias), Dênis (Portuguesa) e Joyddson (Artsul).

União de Marechal Hermes
Como perdeu a batalha judicial com o Botafogo para retomar as atividades em Marechal Hermes, o União sempre varia seu mando de campo. Neste ano, a vez será do Estádio Joaquim Flores, que pertence ao licenciado Nova Cidade, e fica no município de Nilópolis. O time demorou para definir seu treinador e apostou em Marquinhos Cabuçu, que antes treinava o desistente Miguel Couto.

Sem poder contar com grandes investimentos, o clube apostará praticamente em todos os juniores que disputaram a Série C em 2011, e ainda contará com três atletas que renovaram o contrato: os atacantes Maicon e Angelo e o meia Victor.

Para o gol, a aposta é em William, que defendeu o Campo Grande e não deve ter dificuldades para assumir a camisa 1. Da Série B, vem o meia Diogo (Angra dos Reis) e o volante João Marcos (Itaperuna). Por fim, o zagueiro Rocha (Barcelona) é outra aposta da diretoria do time de MH.


Villa Rio
Criado apenas para registrar jogadores vinculados à Ability, do empresário Fred Souza, o Villa Rio começou a trabalhar com categorias de base e no profissional, até a disputar Série B do Campeonato Carioca. Agora, apenas com o projeto de utilizar jovens talentos, sempre faz campanhas razoáveis na Série C.

Para este ano, boa parte do time de juniores de 2011 foi promovida e alguns do time principal ficaram, casos do goleiro Luciano, do lateral-esquerdo David, do zagueiro Fernando e dos volantes Douglas e Emanuel.

Também vieram jogadores com experiência nas divisões de base de clubes do Rio, como os zagueiros Douglas Fernandes (São Cristovão), Elthon (Madureira) e André (Marinho), o meia Luiz Fernando (Santa Cruz), o atacante Umberto (União Central) e o lateral Thales (America).

0 comentários:

Postar um comentário