terça-feira, 15 de maio de 2012

Com estrutura modesta, Sampaio sonha com o acesso

Clube de Saquarema está entre os líderes na Segundona do Carioca


Depois de mais uma vitória na Fase Final da Segundona do Carioca, o Sampaio Corrêa segue surpreendendo a todos. Com oito triunfos nos últimos 11 jogos, o clube começa a despertar o interesse de todos.

Sediado em Sampaio Corrêa, distrito de Saquarema, o clube é um dos mais novos da competição, sendo fundado há seis anos, e que tem como proprietária, a família Gomes, dona de uma rede de supermercados na região.

O clube é presidido por Ronan Gomes, que tem como um dos diretores Rômulo, que também atua como atacante na equipe. Já o pai de ambos, Lourival Gomes, cedeu seu nome ao estádio do clube que está em fase final de construção, devendo ser liberado para receber torcedores ainda esta semana.



O Sampaio não tem patrocínio e é sustentado somente pela família. O pagamento de todos os funcionários e jogadores é feito em dinheiro e de 15 em 15 dias.

“Aqui, nós não ganhamos salários altos, mas sabemos que a cada 15 dias, temos nosso salário nas mãos. Torneira que pinga não seca, né?”, declara o capitão William , que é formado em fisioterapia e já chegou a largar o futebol para terminar os estudos.

Jogadores participam da construção do Lourival Gomes

Na construção do estádio, muitos atletas participaram da obra e alguns, na época em que o time estava sem atividades, chegaram a ser empregados na rede de supermercados da família.

“Olhando essa arquibancada, eu me lembro da gente ajudando a fazer as lajes”, comenta o zagueiro Léo Fumaça , que chegou a jogar no Flamengo e nas categorias de base da Seleção.

E tem mais gente que acumula função no Sampaio. O centro-avante Willy, autor dos dois gols da vitória diante do Artsul no último domingo (13), é o motorista do ônibus que leva os atletas aos treinamentos e às refeições.



“Aqui cada um faz um pouquinho a mais para ajudar o grupo, virou uma grande família”, disse o atleta.

O carinho pelo clube é tão grande, que o atacante Leandro Melino, um dos mais experientes do grupo e que já defendeu a seleção do Azerbaijão, revelou que em 2009, quando o clube foi campeão da Série C do Rio, ele jogou de graça.

Trabalho duro rende frutos
Na contramão das dificuldades, um trabalho sério vem sendo realizado. A comissão técnica é comandada pelo treinador Luís Antonio Zaluar, que possui grande experiência por todo o Brasil e no exterior. Zaluar se surpreende com o desempenho de seus atletas.

“Depois de tudo que vivi pelo mundo fico impressionado com a capacidade de superar as adversidades desse grupo. Eles transformam todas as dificuldades em alegria e nos jogos sempre se superam. Na vitória sobre o Audax, nosso ônibus quebrou e os jogadores vieram na caçamba do caminhão do mercado”, lembra.

“Ser um time de guerreiros aqui no Sampaio é bem mais difícil. Além dos jogos, eles têm que ser guerreiros na vida. Muitos desses jogadores daqui têm plenas condições de estar na elite. Futebol não é só investimento e estrutura. A atitude e a qualidade podem fazer a diferença”, finalizou Zaluar.

A adversidade do dia a dia acaba criando um sentimento de cumplicidade e o grupo de jogadores do clube se ajuda sempre.

“Minha filha nasceu esse mês prematura de 6 meses e a rapaziada fez um chá de fraldas para mim”, conta o meia Rodrigo Gatarussa, um dos destaques do time e que já jogou em Portugal.

Para a alegria diária de todos o goleiro Anísio, que teve a base toda no Vasco, e o centroavante Adão, revelado no Paduano, e que até os 25 anos trabalhava na construção civil, criaram um Blog fictício para noticiar todos os acontecimentos do dia.

“Sempre que tem uma novidade a gente anuncia em voz alta... Bomba! Bomba! Bomba!”, diverte-se Adão.

O Sampaio tem ainda muitos jogos pela frente, mas com uma estrutura simples que funciona, um investimento planejado e um grupo de jogadores de muita qualidade, segue em sua saga nessa briga por uma das vagas na 1a divisão do Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário